sexta-feira, 27 de abril de 2012

A importância do Conselho Escolar

O Conselho Escolar é um dos órgãos colegiados fundamentais para o bom funcionamento da escola e para a promoção da democracia. Ele é composto pelos os mais variados segmentos que tem por objetivo promover a qualidade de ensino. 
Ele vai permitir organizar planos, metas e projetos escolares, além de contribuir para a organização e aplicação  de recursos.
Podendo estabelecer metas, planos educacionais, calendário escolar e aprovar o projeto pedagógico da escola.
Ele também cuida da situação financeira da escola, definindo planos de aplicação de recursos e normas para a prestação de contas de acordo com as atribuições definidas pelo o Estado.
O Conselho Escolar é de extrema importância para contribuir para o processo de implantação de autonomia na escola, de forma que cada comunidade possa tratar de seus problemas e desta forma poder interagir a participar podendo opinar naquilo que realmente precisa tanto no âmbito administrativa ou pedagógica da escola.


2 comentários:

  1. O conselho é dos órgãos mais importantes da escola, pois ele é um dos caminhos que a família pode encontrar para participar e se inteirar dos problemas enfrentados pela comunidade e assim contribuir para uma gestão democrática.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! Fui eleito para fazer parte do conselho escolar onde meus filhos são alunos, eleiçõe foi no mês de junho até a data presente não vamos em possado, sendo que o referido conselho já está atuando sem a presença do país eleitos, Isso é correto?

    ResponderExcluir